Sobre
Estudar | Treinar | Atuar
Atuar na Ordem Pública requer das Forças Policiais e de Segurança (FPS) uma constante adaptação de cenários que ocorre tanto na ordem social quanto na ordem jurídica. Este trabalho diuturno e permanente requer das FPS uma profissionalização persistente.
A Mutirama Consultoria e Assessoria vem para suprir uma demanda, oferecendo seu trinómio Estudar, Treinar e Atuar com o objetivo de mudar comportamento e trazer segurança jurídica nas operações de aplicação da lei. Não basta apenas Estudar é importante Treinar com a finalidade de internalizar tecnicamente aquilo que a norma estabelece para que, então, se possa Atuar.
Nosso modelo de negócios é dividido em serviços que podem ser adquiridos separadamente e baseado em uma estrutura já pré-preparada, mas que é totalmente customizável para os objetivos Institucionais ou pessoais de cada um dos nossos clientes, evitando o “mais do mesmo”. Contamos, ainda, com sólidas políticas internas de prevenção de conflitos de interesses e de tratamento de dados sensíveis, sem que isso implique em compartilhamento de dados.
A Mutirama Consultoria e Assessoria é fruto da experiência de pessoas que já se dedicaram e se dedicam a trabalhar com os funcionários responsáveis pela aplicação da lei no campo da Ordem Pública tanto em nível nacional como internacionalmente. Contamos, ainda, com uma rede de parceiros especializados, o que garante preços justos e cómodos. Nossa meta é, já no ciclo de 2023-2025, atender aos nossos clientes com uma dupla certificação: a) profissional e 2) académica por meio de uma Instituição de Ensino Superior (IES).

MISSÃO
Promover melhorias nos processos operacionais, de formação, capacitação e treinamento dos funcionários responsáveis pela aplicação da lei, assegurando-lhes os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias ao planejamento e à execução das operações de aplicação da lei na ordem pública.
VISÃO
Ser referência em segurança jurídica na atuação do profissional que atua na Ordem Pública.
VALORES
- ÉTICA
- INDIVÍDUO COMO AGENTE DE MUDANÇA
- RESPEITO A VIDA
- RESPEITO A DIGNIDADE HUMANA
- CONFIDENCIALIDADE
- INDEPENDÊNCIA
Fundador e CEO

Paulo Roberto B Oliveira
Coronel Policial Militar (veterano)
Mestre em Direito (2008) e pós-graduado em Segurança e Proteção Social na Contemporaneidade (1999) ambos pela Universidade de Brasília (2008). Bacharel em Direito pela AEUDF, atual UniDF (1992). Em 2011 recebeu o título de “Doctor Honoris Causa” pela Universidad Policial Mcal António José Sucre, Estado Plurinacional de Bolívia.
Em 2008 concluiu o Curso de Comando, Chefia e Direção para Oficiais Superiores no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna em Lisboa/Portugal.
É diplomado pela Escola Superior de Guerra no Curso Superior de Inteligência Estratégica (2009) e no Curso Altos Estudos de Política e Estratégia (2011).
Atuou como professor do Instituto Superior de Ciências Policiais da Polícia Militar do Distrito Federal nas disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal Militar e Planejamento Estratégico. Foi coordenador da Licenciatura em Ciências Policiais do Instituto.
Serviu como Observador Policial na Missão de Paz das Nações Unidas em El Salvador/América Central por aproximadamente três anos, onde atuou como chefe de investigação de violações de direitos humanos, coordenador do programa de transferência de terras para ex-combatentes, instrutor de policiais na Academia de Polícia de El Salvador em Direitos Humanos e atividade policial, chefe do serviço de segurança pessoal do Chefe de Missão, acompanhamento do sistema penitenciário, entre outros atividades.
Como Coronel foi Chefe do Departamento de Educação e Cultura; Diretor de Recrutamento e Seleção; Corregedor Geral e Subcomandante Geral, todos na Polícia Militar do Distrito Federal.
Em 2013/2014 atuou como Secretário Adjunto de Segurança Pública do Distrito Federal e Secretário de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal. Foi responsável pelo planejamento; coordenação e emprego das Forças de Segurança e demais organizações colaboradoras da União e do Distrito Federal, na Operação de Segurança da Copa do Mundo FIFA 2014 - Sede Brasília.
Em 2015/2017, atuou na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Paz Social do Distrito Federal, como Coordenador da Comissão Distrital de Segurança Pública e Defesa Civil dos Jogos Olímpicos Rio 2016 - Sede Brasília, sendo responsável pelo planejamento e coordenação de Ações de Proteção e Segurança para os Jogos Olímpicos do Distrito Federal. Ainda na função, desenvolveu e implantou os Protocolos Táticos Integrados para Manifestações com a participação de 52 instituições, órgãos e agências.
Proferiu conferências e cursos sobre Planejamento Estratégico; Protocolos sobre o Uso da Força; Direitos Humanos e atividade policial; Gerenciamento de crises; Inteligência Policial; Operações de Manutenção da Paz e Operações Integradas Multiagências nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Paraguai, Portugal e Peru.
Foi editor de conteúdo do Curso sobre Uso da Força da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Inteligência e Contrainteligência (ABEIC). É membro da Ordem dos Advogados do Brasil/DF (OAB/DF). É membro da "Associação Internacional de Chefes de Polícia" (IACP) tendo atuado, também, como consultor técnico para o Brasil.
De 2018 a 2023 atuou como Chefe de Escritório no Rio de Janeiro e Responsável Técnico do Programa com Polícias e Forças de Segurança, ambos na Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Como responsável técnico atuou na formação e treinamento de centenas de policiais e guardas municipais, no Brasil e no exterior, nos cursos de formação de instrutores em normas internacionais de direitos humanos aplicadas a função policial, curso de formação em gerenciamento de crises, curso de atualização operacional do uso da força, curso de investigação com o apoio da atividade de inteligência para as Corregedorias, dentre outros além de assessorar as Forças Policiais e de Segurança no desenvolvimento e implantação de Protocolos Operacionais Padrão.
Durante sua carreira policial, recebeu 41 medalhas/condecorações nacionais e estrangeiras.
Atualmente é o Diretor da Mutirama Consultoria e Assessoria na área Educacional.
NOSSOS CLIENTES












