
Curso de Construção e/ou Revisão de Protocolos Operacionais Padrão para os Centros de Controle Operacional

Ementa
Normas e padrões Internacionais de Direitos Humanos aplicadas as funções policiais e de segurança. Operações de aplicação da lei. Marco jurídico de compatibilidade. Protocolos Operacionais Padrão. Metodologia. Comando e Controle. Supervisão. Despacho. Estudos de casos. Exercícios.
DURAÇÃO:
a) Fase I em 24 horas/aula (03 dias);
b) Fase II com 12 horas distribuídas em encontros virtuais semanais de 02 horas por 02 meses e
c) Fase III com 16 horas distribuídas em um encontro presencial mensal de 08 horas por 02 meses.
Duração total: 52 horas.

Objetivos
O curso de desenvolvimento de Protocolos Operacionais Padrões (POP) para Centros de Controle Operacional (CCO) tem como objetivo geral capacitar os profissionais de segurança pública na elaboração, implementação e atualização de POP. Este curso busca garantir a padronização e a eficiência das operações nos CCO, promovendo a melhoria contínua dos processos de monitoramento, gestão de recursos, resposta a emergências e comunicação integrada. Além da capacitação inicial, o curso fornecerá assessoria contínua para o acompanhamento e a revisão dos POP, assegurando que estes se mantenham atualizados e adaptados às novas tecnologias, metodologias e desafios operacionais. Desta forma, o curso visa aprimorar a capacidade de resposta e a eficácia dos CCO, contribuindo para a segurança pública e a ordem social de maneira proativa e coordenada.
Este objetivo será atingido por meio da transmissão de conhecimentos teóricos e práticos sobre a criação de POP, que assegurem a eficácia, eficiência e legalidade das ações realizadas.
Capacitar os participantes a compreenderem e aplicarem efetivamente os padrões internacionais e nacionais na construção e/ou revisão de POP em ambientes práticos das operações de aplicação da lei garantindo uma melhor Supervisão e Controle operacional

Metodologia e Procedimentos de Ensino
- 1. Desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas, priorizando a interação teoria e prática, os saberes prévios e experiências dos discentes. As técnicas de ensino são adequadas conforme o assunto, as quais poderão empregar: aula expositiva (AE); conferência (CN); debate (DB); estudo dirigido (ED); estudo de caso (EC); palestra (PA); resolução de problemas (RPB); trabalho de grupo (TG) e outros procedimentos preconizados pela didática específica de cada Unidade.
2. Leitura e debates de textos, livros e/ou exibição de filmes, possibilitando uma reflexão crítica dos discentes.
3. Sessões de perguntas e respostas.
4. Aulas práticas integrando com as teorias nacionais e internacionais a respeito do uso da força e de armas de fogo.
5. Acompanhamento na construção e/ou revisão dos POP por meio de encontros virtuais e presenciais.
Peça um orçamento
Possui uma demanda específica e não encontrou aqui? Entre em contato.
