
Curso Básico de Inteligência de Segurança Pública

Ementa
Atividade de Inteligência. Fundamentos doutrinários. Ramos da Atividade de Inteligência. Normas Internacionais de Direitos Humanos aplicadas aos Serviços de Inteligência. Sistema Brasileiro de Inteligência. Subsistema de Inteligência de Segurança Pública. Características. Princípios. Valores. Níveis de Assessoramento. Produção do Conhecimento. Fundamentos básicos das Operações de Inteligência. Documentos de Inteligência de Segurança Pública. Contrainteligência. Estudos de casos. Exercícios.
DURAÇÃO: 40 horas/aula (1 semana) - Formato presencial

Objetivos
O curso tem como objetivo geral aprimorar as competências técnicas, operacionais e estratégicas das Forças Policiais e de Segurança visando fortalecer a capacidade de coleta, análise e disseminação de informações relevantes para a segurança pública. Este objetivo é alcançado por meio da atualização e aprofundamento de conhecimentos sobre metodologias de inteligência, ferramentas tecnológicas, técnicas de investigação, e práticas éticas, garantindo que os profissionais estejam capacitados para responder de forma eficiente e proativa às demandas de segurança e ordem pública contemporâneas, promovendo um ambiente seguro e estável para a sociedade.
Capacitar os alunos para o exercício de funções de Inteligência na Administração Pública assim como tarefas peculiares da Atividade de Inteligência enfocando as missões relativas as Agências Efetivas, Especiais ou Afins de Inteligência que compõem o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, buscando subsidiar o processo de Produção de Conhecimento, assessorando a área de Inteligência institucional e o Comando da Instituição bem como de sedimentar uma Doutrina de Inteligência de Segurança Pública
Objetivos

Metodologia e Procedimentos de Ensino
- 1. Desenvolvimento de aulas expositivas dialogadas, priorizando a interação teoria e prática, os saberes prévios e experiências dos discentes. As técnicas de ensino são adequadas conforme o assunto, as quais poderão empregar: aula expositiva (AE); conferência (CN); debate (DB); estudo dirigido (ED); estudo de caso (EC); palestra (PA); resolução de problemas (RPB); trabalho de grupo (TG) e outros procedimentos preconizados pela didática específica de cada Unidade.
2. Leitura e debates de textos, livros e/ou exibição de filmes, possibilitando uma reflexão crítica dos discentes.
3. Sessões de perguntas e respostas.
4. Aulas práticas integrando com as teorias nacionais e internacionais a respeito da atividade de inteligência.
Peça um orçamento
Possui uma demanda específica e não encontrou aqui? Entre em contato.
